sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Docinho de leite Ninho

Confesso que esta receita não vai ganhar o prêmio de mais saudável do mundo, mas é uma receita ideal para quando você quiser mimar seus pimpolhos com algo muito especial.

Os docinhos de leite Ninho são um sucesso entre a criançada porque "que criança não gosta de leite ninho misturado com leite condensado?" e você pode usar esta receita tanto para uma atividade em família como para uma festinha! Na verdade, eles são excelentes opções de decoração comestível.

Então vamos à receita:

3 colheres de leite em pó integral Ninho
3 colheres de açúcar refinado ou de confeiteiro
1 a 2 colheres de leite condensado (até obter o ponto de massa, semelhante a massinha de modelar)

Misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa firme. Depois é só colorir com corante comestível e modelar!
Nós só tínhamos corantes amarelo, vermelho e azul. Biel fez a cenoura e sabia que precisava misturar vermelho e amarelo. Mas, não conseguia se lembrar como chegar ao verde, para fazer as folhas. Eu dei a dica e quando ele misturou o azul e o amarelo ficou maravilhado!
Os docinhos acima foram modelados à mão e eu usei um palito de dentes para fazer detalhes na cenoura, no morango e na baleia.


Ao fazer essa receita, você pode trabalhar vários aspectos do desenvolvimento de seu filho:

1. Matemática: contando os ingredientes, trabalham números e quantidades;
2. Coordenação: misturando os ingredientes com as mãos e modelando, seus filhos estarão movimentando pequenos músculos das mãos e dos dedos e, apertando, amassando, modelando, desenvolvem coordenação do movimento da mão com o olho, essencial para a escrita e o desenho;
3. Artes: as crianças podem misturar cores e observar a "mágica" que existe nelas;
4. Imaginação e criatividade: as crianças inventam cenários e histórias através das modelagens;
5. Linguagem e interação: ao fazer uma atividade como esta existe uma interação entre pais e filhos e entre irmãos, primos e amigos também, o que trabalha relacionamentos e o uso da linguagem.

Tenho certeza que existem muitos outros benefícios que eu não citei, mas acho que esses já são bons o suficiente para animar todo mundo a se aventurar com os docinhos modelados de vez em quando. 

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário