terça-feira, 19 de outubro de 2010

Receita de extrato de baunilha

{Imagem: http://craftzine.com/}

Há alguns anos eu comecei a usar extrato de baunilha e abandonei por completo a essência. Mas, apenas há alguns meses foi que eu comecei a fazer o meu extrato em casa. RECOMENDO DEMAIS! Razão número 1) o extrato é muito mais gostoso; 2) o extrato é natural; 3) o extrato é muito fácil de fazer. Uma outra vantagem é que uma vez pronto, você não precisa fazer mais nada a não ser acrescentar vodka. Os favos de baunilha não são tão acessíveis. Raros e caros, é preciso disposição para encontrá-los. Mas vale a pena!

Aqui vão as instruções:

Coloque 500ml de vodka em um vidro. Pegue 6 favos de baunilha e corte-os (com uma tesoura de cozinha) no comprimento até quase na pontinha, mas não cortados completamente (o resultado são dois longos fios de favo unidos na ponta). Coloque os favos cortados dentro no vidro com a vodka, tampe e guarde em um local escuro. De vez em quando dê uma sacudida no vidro. Após mais ou menos oito semanas o seu extrato está pronto!
Você pode usar o extrato de baunilha no preparo de bolos, biscoitos, panquecas, sobremesas, chantilly...

Quem mora em São Paulo pode achar favos excelentes na feira de orgânicos no Parque Água Branca aos sábados pela manhã! Alguém sabe outras formas de comprar as favas de baunilha no Brasil? Deixe o seu comentário e ajude a espalhar essa maravilha!

Beijos,
Ana

Um comentário:

  1. Ganhei um de minha prima, que comprou no Mercado Municipal de São Paulo, a preço bem acessível! :)

    Obrigada pela receita. Um beijo!

    ResponderExcluir