quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Receita do melhor brownie do mundo


A história diz que o surgimento do brownie se deu porque o chef esqueceu de colocar fermento no bolo, ou porque uma dona-de-casa não tinha farinha suficiente e resolveu assar a massa assim mesmo e se surpreendeu com o resultado. Mitos a parte, o que se sabe ao certo é que o Brownie surgiu nos Estados Unidos nos primeiros anos do século XX. Outro fato é que até hoje eu nunca conheci alguém que não tenha se rendido a essa maravilha da culinária. 

Existem dois tipos de brownies: os que tem uma consistência mais parecida com bolo mesmo e os que são super molhadinhos, como também existem milhares de receitas. Eu já devo ter provado algo em torno de vinte receitas diferentes e essa é, para mim, a campeã e chegou até mim, graças à gentileza de uma americana amiga minha e que foi minha vizinha. Apesar da tremenda facilidade de preparo,  não se enganem! Brownies são bem temperamentais e podem pregar peças na gente. Fique atento às dicas:

1. Não substitua nenhum ingrediente e nem altere a receita em nada. Siga as instruções à risca!
2. Quando completar o tempo de forno, o brownie pode estar meio mole. Não tem problema! Depois ele endurece e fica numa consistência mais firme. Quanto mais tempo no forno, menos úmido.
3. Se você conseguir, espere o brownie esfriar completamente antes de cortar os quadradinhos. 

Ingredientes:

100g de cacau em pó
200 g de manteiga, derretida
400g ou 2 xícaras de açúcar
4 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
90g de farinha sem fermento
1 colher de chá de fermento
200 g chocolate meio-amargo (ou de sua preferência) picado

Peneire o cacau em uma tijela grande. Adicione a manteiga derretida, o açúcar, os ovos e a baunilha. Misture tudo. Peneire dentro a farinha, o fermento e acrescente o chocolate em pedaços. Despeje a massa em uma forma untada de 20cm x 30 cm e asse em forno pré-aquecido (180C) por 45 minutos.

Para ficar ainda mais maravilhoso, cubra os brownies com uma ganache de chocolate ou simplesmente polvilhe com açúcar de confeiteiro peneirado.

Beijos!
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário